Em Anta, na zona da Congosta, a população não tem visto com bons olhos a vegetação nas margens do Rio da Pedra, que cresce em abundância, e confessam preocupação com a saída do esgoto diretamente para o rio. Câmara Municipal garante que o sistema utilizado é moderno e recente, sendo a situação de descarga de probabilidade muito baixa.

É junto ao Rio da Pedra, na Rua da Congosta, em Anta, que se encontra “um risco de poluição preocupante”. Quem o diz é José Nogueira da Silva, candidato do Chega à União de Freguesias de Anta e Guetim, assim como alguns moradores da zona que, embora satisfeitos com a requalificação recente, temem uma descarga poluente para o rio.

No local, próximo da estação elevatória, existe uma saída de esgoto diretamente para o rio que, segundo José Nogueira da Silva, “foi construída recentemente, depois das obras, para a colocação do saneamento”. No entanto, o alerta surge com a possibilidade de avaria na estação elevatória. “Neste momento, acredito que não há problemas, mas se um dia a estação elevatória avariar, as descargas vão ser feitas diretamente para o rio, o que é grave, já que ele atravessa o parque de campismo até chegar ao mar”.

Artigo completo na edição de 09 de setembro de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por Dentro por apenas 30€