Cinema: FEST está de volta e promove autores locais

Curta metragem 'Casa 52' retrata a pobreza do Bairro Piscatório nos anos 60

Segunda-feira arranca mais uma edição do FEST, Festival Novos Realizadores | Novo Cinema. Com produções de todo o mundo, o evento acolhe alguns dos filmes mais provocadores e impactantes do momento e exibe uma curta-metragem da autoria de duas espinhenses, que vai estar em competição pelo Grande Prémio Nacional do festival. Até 11 de outubro, Espinho torna-se paragem obrigatória para os amantes da sétima arte.

Com o tema deste ano dedicado à esperança, o FEST está de volta para a sua 17ª edição, depois de um evento bastante limitado no ano passado, devido à presença forte da pandemia. O festival regressa com uma competição de dez filmes, de ficção e documentário, numa seleção que “inclui algumas das mais badaladas obras dos últimos meses e que renova o compromisso do FEST com a descoberta dos nomes emergentes na cinematografia mundial”, diz a organização.

Para além disso, o FEST promove no dia 10 de outubro a estreia de duas obras de autores espinhenses. Para além da exibição dos dois primeiros episódios da série televisiva Capitães do Açúcar (21h30), realizada por Ricardo Leite, estreia também nesse dia a curta-metragem “Casa 52” (16h30), de Helena Bernardes e Margarida Rocha, duas jovens espinhenses que partilham com o mundo a sua obra, nomeada para o Grande Prémio Nacional do festival.

Artigo disponível na edição de 30 de setembro de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 30€