António Pinto, aos 52 anos, dedica grande parte do seu tempo e da sua vida ao desporto e, em particular, ao trail. Vestindo a camisola do SC Espinho/António Leitão, o atleta tem alcançado resultados notáveis, percorrendo distâncias que atingem os 300 quilómetros em cerca de 50 horas, sem sequer dormir. “Sou muito competitivo comigo próprio e gosto de correr junto dos mais novos”, afirma o atleta que vive em Santa Maria da Feira.

Quem é o António Pinto?

Sou comerciante, tenho um estabelecimento que vende roupas e, por isso, tenho tempo para treinar e até para ir ao ginásio. Tenho uma grande ajuda da minha esposa no negócio. No entanto, antigamente não conseguia ter tempo porque trabalhava imenso, pois saía de casa às duas ou três da manhã para ir para as feiras de revenda e chegava a casa às 20 horas. Mas, há cerca de dez anos, a minha vida deu uma volta muito grande e consegui estabilidade, o que me deu tempo para o lazer. Foi por isso que encontrei o trail.

Como surgiu a corrida na sua vida?

Desde muito novo que sempre gostei de correr. Depois, à medida que os anos foram passando, com a minha vida profissional, deixei de o fazer. Há cerca de seis anos voltei a correr para ocupar os meus tempos livres. Entretanto, comecei a entrar nas provas de trail e adorei o contacto com a natureza. Sou uma pessoa de grandes desafios e sinto-me bem a gerir as dificuldades que vão surgindo. E é esta gestão de uma corrida ao longo de dois ou três dias que me dá muita força e muito ânimo.

Quando era jovem sempre praticou atletismo?

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 7 de outubro de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 30€.