Porto: Manuel Afonso é o novo comandante territorial da GNR

Foto: GNR/DR

O coronel Manuel Afonso é, desde segunda-feira (11 de outubro), o novo comandante territorial do Porto da Guarda Nacional Republicana (GNR).

O coronel Manuel Afonso é natural da freguesia da Cova de Lua/Espinhosela – Bragança, e nasceu no dia 27 de abril de 1967. É licenciado em Ciências Militares, na especialidade de Segurança (GNR), pela Academia Militar, e mestre em Direito e Segurança pela Faculdade Nova de Lisboa. É ainda Auditor em Segurança Interna pelo Instituto de Defesa Nacional.

Manuel Afonso ingressou no quadro permanente da GNR em 1991, tendo desempenhado diversas funções ao longo da sua carreira profissional, tais como comandante dos Destacamentos Territoriais de Pinhel, Oliveira de Azeméis e Ovar, chefe da Repartição de Programas Especiais da GNR, professor no Instituto Universitário Militares na área especifica da GNR, chefe da Secção do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente, da Secção de Investigação Criminal e Oficial de Informações do Comando Territorial do Porto, chefe da Secção de Recursos Logísticos e Financeiros e da Secção de Operações, Treino e Relações Públicas do Comando Territorial de Santarém, chefe da Secção do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente e da Secção de Operações, Treino e Relações Públicas do Comando Territorial de Aveiro e comandante do Comando Territorial de Leiria.

O Comando Territorial do Porto é uma unidade com sede na cidade do Porto e é responsável pelo cumprimento da missão da GNR neste distrito e integra um Destacamento de Intervenção, dois Destacamentos de Trânsito, designadamente o de Penafiel e Porto e seis destacamentos territoriais: Amarante, Felgueiras, Matosinhos, Penafiel, Santo Tirso e Vila Nova de Gaia, dispondo cada um deles de vários Postos Territoriais, num total de 31.