Aveiro: João Fernandes é o novo comandante territorial da GNR

Foto: GNR/DR

O tenente-coronel João Fernandes é o novo comandante territorial de Aveiro da Guarda Nacional Republicana (GNR) desde segunda-feira, 11 de outubro.

João Fernandes é natural de Coimbra e nasceu a 1 de outubro de 1970. É licenciado em Ciências Militares, na especialidade de Segurança (GNR), pela Academia Militar. Entre outras habilitações académicas, possui a Licenciatura em Direito, pelo Instituto Superior Bissaya Barreto, e o Mestrado em Direito e Segurança, pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. É ainda Auditor de Segurança Interna.

O novo comandante territorial de Aveiro da GNR ingressou no quadro permanente da instituição em 1993, tendo desempenhado diversas funções ao longo da sua carreira profissional, das quais se destacam a de comandante de pelotão no Regimento de Infantaria, formador do Grupo de Instrução de Aveiro, comandante do Destacamento Territorial de Pombal, coordenador regional do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da antiga Brigada Territorial Nº 5, chefe da secção do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) do Comando Territorial de Coimbra, chefe da Divisão Técnica Ambiental da Direção SEPNA, chefe da Secção de Operações, Treino e Relações Públicas do Comando Territorial da GNR de Leiria, segundo comandante do Comando Territorial da GNR de Leiria, segundo comandante do Centro de Formação da Figueira da Foz – Escola da Guarda e comandante do Centro de Formação da Figueira da Foz – Escola da Guarda.

O Comando Territorial de Aveiro é uma unidade com sede na cidade de Aveiro e é responsável pelo cumprimento da missão da GNR neste distrito. Integra um Destacamento de Intervenção, dois Destacamentos de Trânsito, designadamente o de Aveiro e São João da Madeira, e seis Destacamentos Territoriais – Águeda, Anadia, Aveiro, Oliveira de Azeméis, Ovar e Santa Maria da Feira, dispondo cada um deles de vários Postos Territoriais, num total de 29. Contempla ainda o Posto Fiscal de Arada.