“Corrida limpa praias” quer pôr a população a recolher lixo

Iniciativa decorre em Espinho já este sábado (Foto: DR)

LIPOR, IPDJ e Município de Espinho aliam-se para realizar a “Corrida Limpa praias” com o objetivo de recolher o maior número de resíduos do areal. A iniciativa vai passar por várias praias do Norte e em Espinho é já na manhã de sábado.

A ‘Corrida Limpa Praias’ é a mais recente iniciativa de limpeza de areais da LIPOR (Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto), em parceria com o IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude) e promovido em Espinho pela Câmara Municipal.

Este projeto, com data marcada para as 9 horas da manhã de sábado (16 de outubro), vai acontecer na Praia das Sereias e consiste numa recolha de resíduos, através de “um percurso limitado e sinalizado, em forma de caminhada ou corrida”, com o objetivo de apanhar o maior número de lixo possível.

Desta forma, é ainda objetivo “conjugar a atividade física com a proteção dos ecossistemas marinhos e costeiros, alertar para os problemas atuais relacionados com a poluição dos rios, marés e oceano e contribuir para a adoção de comportamentos ambientalmente sustentáveis e prevenir o abandono/descarte inadequado dos resíduos”, explica a organização em comunicado.

Para esta iniciativa, qualquer pessoa se pode inscrever. No entanto, tal como diz a organização “procura-se voluntários que gostem do mar, rio e da natureza, tenham disponibilidade e gosto em comunicar com outros jovens e com espírito de aventura e disposição para ajudar outras pessoas”.

Este projeto nasce da candidatura apresentada pela LIPOR e IPDJ, ao abrigo do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono ‘Programa Ambiente’, do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021 e que está direcionado para a prevenção e sensibilização para a redução do lixo marinho. Este projeto foi um dos seis vencedores, entre as 24 candidaturas apresentadas.

A iniciativa começa por se realizar em Espinho durante manhã, mas à tarde acontece no Porto, na praia do Homem do Leme. No domingo segue para Matosinhos. No dia 23 de outubro a iniciativa vai decorrer em Vila do Conde e no dia 24 na Póvoa de Varzim.