Roturas nas condutas deixam parte do concelho sem água

Constrangimento obrigou ao corte do trânsito em Anta (Foto: Francisco Azevedo)

Desde a quarta-feira de 20 de outubro que Espinho tem sido alvo de vários problemas nas condutas de abastecimento de água. Anta foi a freguesia mais afetada, mas Paramos também não escapou. Câmara Municipal prepara mapeamento da rede de abastecimento e quer melhorar resposta a futuras situações.

O primeiro alerta aconteceu em Anta, ao final da tarde de quarta-feira (20 de outubro), com três roturas na conduta principal junto à Rua Capitão Salgueiro Maia, Rua da Capela dos Ramos e Rua da Igreja, obrigando ao corte de trânsito já durante a noite. Devido a essa situação, várias zonas foram sujeitas a constrangimentos no fornecimento de água.

O problema obrigou a trabalhos de reparação que perduraram durante a madrugada e foram estendidos ao longo do dia seguinte, provocando novas falhas de água na Rua da Capela de Ramos. Já da parte da tarde de quinta-feira, de acordo com a Câmara Municipal, foi verificada uma fuga na conduta de abastecimento na Praceta Capitão Salgueiro Maia e Rua de São Martinho, entre a Rua do Passal e a Praceta Capitão Salgueiro Maia, originando novos cortes.

Segundo Nuno Almeida, presidente da União das Freguesias de Anta e Guetim, “as três roturas aconteceram num raio de 500 metros” e a que ocorreu perto da Capela dos Ramos é uma reincidência que “se tinha tentado resolver, mas depois voltou a rebentar”. Para o autarca, “não há nenhuma explicação específica para a rotura”, pois “foi uma parte de tubo que rebentou, cerca de cinco ou dez metros, e que não tinha sido substituído”.

Artigo completo na edição de 28 de outubro de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por Dentro por apenas 30€.