A casa Fernando dos Leitões tem a casa-mãe em Guetim, mas há vários anos que se estendeu até ao centro da cidade. Há três décadas que este estabelecimento é uma instituição no concelho na arte de assar esta iguaria.

Miguel Santos tem 53 anos e é o filho do Fernando dos Leitões. Desde 2014 que assume o controlo dos fornos deste estabelecimento de Guetim, com presença em vários pontos do concelho. “Esta casa foi fundada em novembro de 1991. Abrimos depois uma loja em Espinho mais focada nas sandes de leitão, junto ao Mercado Municipal, e outra na Rua 12, perto da estação de comboios. Pelo meio alargamos o nosso espaço aqui em Guetim, com a abertura do restaurante do outro lado da rua”, explica. “Sai tudo daqui para lá. O leitão, a chanfana e outros pratos típicos da zona da Anadia”, de onde é originária a família de Miguel Santos.

Mas este negócio à volta do leitão assado começou bem antes da abertura da casa Fernando dos Leitões. Há umas décadas atrás, junto à estação do Vouguinha, existia a Adega da Figueira, propriedade que pertencia ao bisavô de Miguel Santos e que foi, segundo o bisneto, o pioneiro na arte de assar leitão no concelho de Espinho. “O meu pai veio para aqui novo com os avós dele e foram eles que trouxeram esta tradição”, garante o assador.

Artigo completo na edição de 21 de outubro de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 30€.