Espinho: Nova ponte pedonal inaugurada no Rio Largo

Cristiana Rodrigues foi a autora do projeto (Foto: Francisco Azevedo)

Foi inaugurada no sábado uma nova ponte pedonal que liga as duas margens junto à foz da ribeira do Mocho, na zona do Rio Largo. A estrutura em madeira, com 12 metros de comprimento, é resultado de um concurso lançado pela Junta de Freguesia de Espinho em 2019, no âmbito das celebrações do seu 130º aniversário.

“Sob o mote “a ponte é uma passagem”, desafiamos os alunos do curso de Design de Interiores da Escola Superior de Artes e Design (ESAD) a fazerem uma maquete para uma exposição. Foram apresentados vinte projetos e foram premiados dois, com 500 euros cada. Optamos por implementar esta porque os próprios professores da ESAD achavam que era a que tinha mais viabilidade de ser construída. Os dois projetos eram muito bons, mas esta era a mais exequível”, disse à Defesa de Espinho o presidente da Junta, Vasco Alves Ribeiro.

O novo equipamento da cidade, idealizado pela aluna Cristiana Rodrigues, denomina-se Ponte Habitada. “Habitada no sentido de não ser uma mera passagem. O projeto visava que a ponte pudesse ser um local onde as pessoas se pudessem sentar e apreciar a paisagem. É por isso que a ponte tem assentos”, clarifica o autarca.

Artigo completo na edição de 28 de outubro de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por Dentro por apenas 30€.