Natural da Guiné Bissau, Kenedy Có é uma das novas caras do plantel do SC Espinho esta época. O avançado de 22 anos chegou ao clube espinhense pela mão do novo treinador, Rui Borges, depois de ter sido o melhor marcador do Mirandela na época passada. De tigre ao peito, já fez o gosto ao pé por duas vezes e promete mais motivos de alegria para os adeptos do clube.

“Ainda não tive a oportunidade de marcar muitos golos, mas é essa a minha intenção neste clube”, começou por dizer Kenedy Có à Defesa de Espinho.

À semelhança de muitas crianças do seu país, o guineense começou a jogar futebol no seu bairro, “na rua, com os amigos e com uma bola normal. Sempre tive a sorte de ter uma bola para poder jogar futebol”. O jogador diz que sempre jogou “na frente do ataque, ou a extremo ou a ponta-de-lança”, posições que são a sua preferência.

O futebolista chegou ainda jovem a Portugal, à procura de uma oportunidade no futebol europeu, num país que falava a sua língua. “Vim da Guiné para o Sporting, para a captação de novos talentos, mas acabei por não ficar lá”, contou o avançado dos tigres, explicando que rumou de seguida para a Figueira da Foz, na Naval 1º de Maio. “Não consegui jogar o campeonato de juniores porque houve alguns problemas devido à documentação e inscrição da Federação Portuguesa de Futebol”, disse, com alguma tristeza, acrescentando que só começou a jogar em provas oficiais no Nacional da Madeira.

Artigo completo na edição de 4 de novembro de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 30€.