60 mil euros para internalização de análises clínicas em Espinho

Foto: Francisco Azevedo

O Município de Espinho anunciou a aprovação de um projeto de internalização de análises clínicas aos utentes do polo hospitalar de Espinho. A decisão vem na sequência da atribuição de uma verba de 61.776 euros aos centros de saúde em Espinho, por parte da Administração Central do Sistema de Saúde.

Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal de Espinho e Diretor da Unidade Gestão dos Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia /Espinho, Álvaro Monteiro, esta valência “vai permitir a plena integração dos dados clínicos e laboratoriais do doente nos Cuidados de Saúde Primários com os Hospitalares, reforçando os serviços de proximidade e dando aos cidadãos mais respostas locais”.

Deste modo, e na sequência de uma consulta no Centro de Saúde de Espinho, o utente pode optar por se deslocar imediatamente ao pólo hospitalar mesmo em frente. “Isso representa uma comodidade muito grande para as pessoas”, sublinha Álvaro Monteiro, referindo que os resultados das análises ou dos exames “estarão disponíveis aos centros de saúde”. Para tal, o vice-presidente da autarquia admite que a “a plataforma de comunicação terá de ser melhorada”. Não obstante, o vereador com o pelouro da saúde no Município de Espinho acrescenta que este sistema “permitirá a integração plena dos resultados na ficha clínica do utente”.

A mudança deve ser implementada “até final de 2021”.