Tomás Resende, Pedro Silva, Maria João Resende e André Levi têm em comum a ligação a associações estudantis. A Defesa de Espinho falou com eles para perceber o que faz uma associação de estudantes e quais os objetivos de quem as integra. 

Tomás Resende, aluno do 12º ano, tomou recentemente posse na Associação de Estudantes (AE) da Escola Manuel Laranjeira. “Já estudo no liceu desde o quinto ano e nessa altura convidaram-me para ser o representante do meu ano na AE, Foi dessa forma que entrei neste mundo”, recorda o aluno de 17 anos.

“Lembro-me de dizer à minha mãe que, um dia, gostava de ser presidente de uma associação destas. Isto foi crescendo e maturando ao longo destes anos. Quando fui para o ensino secundário tive mesmo a certeza de que queria candidatar-me a esse cargo”, afirma. Tomás juntou um grupo de amigos com “as mesmas ideias” e concretizou a candidatura. 

Segundo o jovem, “a AE é a voz dos alunos, por um lado, e por outro o elo de ligação com a direção da escola. Estamos disponíveis para ajudar os alunos e para darmos uma perspetiva mais dinâmica à escola, diluindo um pouco a ideia de que esta é apenas uma obrigação.

Reportagem completa na edição de 18 de novembro de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 30€.