Espinho: Estacionamento abusivo na zona pedonal junto à Rua 13

Foto: Francisco Azevedo

O estacionamento abusivo é habitual na zona pedonal situada a poente da Rua 13, entre o topo sul da Piscina Solário Atlântico e a lateral nortenha do Hotel Praia Golfe. A situação afeta a passagem de peões, que relembram o antigo cadeado que impedia a passagem de veículos no local.

A corrente metálica, que outrora apenas era retirada para cargas e descargas e acesso a veículos de emergência, impedia quem pretendesse estacionar no acesso da Rua 13 à esplanada da beira-mar. Agora, sem qualquer blindagem, e não obstante a sinalização de trânsito proibido (exceto para cargas e descargas), aglomera-se o estacionamento indevido que, por vezes, proporciona engarrafamentos momentâneos que condicionam o fluir do trânsito da Rua 6, no sentido norte-sul, e o acesso à zona de estacionamento que ladeia a fachada principal da unidade hoteleira.

“Queria passar em segurança quando vou dar o meu passeio à beira-mar, mas tenho de ter cuidado com os carros cujos condutores andam à procura de uma vaga em qualquer sítio”, diz Maria do Céu Silva, de 56 anos, residente em Espinho. “Fico atónita, mas principalmente preocupada, porque os automobilistas confundem isto com uma rua ou fazem disto uma zona só para estacionar”, revela.

Artigo completo na edição de 18 de novembro de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 30€.