A empresa Fernando Alves dos Reis (FAR), sedeada em Guetim, encerrou as portas no passado dia 23 de novembro, ao fim de 40 anos de atividade. Sete trabalhadores, alguns com mais de três décadas na empresa, ficaram desempregados.

Desde janeiro deste ano que a FAR, pequena fábrica dedicada à produção de louça metálica, localizada na Rua da Picadela, em Guetim, estava sob a responsabilidade de Rosa Alves dos Reis, irmã do antigo proprietário, Américo Alves dos Reis, e filha do fundador da empresa, Fernando Alves dos Reis. De acordo com o que a Defesa de Espinho apurou, a herdeira tentou evitar que o espaço, também conhecido como Fábrica da Garnisé, encerrasse as portas, algo que veio a verificar-se, inevitavelmente, no passado dia 23.

“A situação era insustentável, sobretudo pelo passivo que a gestão anterior deixou, assim como pela subida do preço das matérias-primas, que duplicou, e pela falta de mão-de-obra qualificada”, refere fonte ligada aos atuais proprietários.

A mesma fonte adiantou que, “desde que a atual proprietária tomou conta da empresa, tudo foi pago aos trabalhadores, inclusive algumas das dívidas que já vinham de 2019, da anterior gestão”. Também “foram regularizadas as situações fiscais e com a Segurança Social, que levaram a que fosse ali investido um valor substancial, que saiu do bolso dos atuais proprietários”.

Notícia completa na edição de 2 de dezembro de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 30€.