Pavilhão Arquiteto Jerónimo Reis recebeu dérbi da cidade

A Associação Académica de Espinho venceu o aguardado dérbi da “Capital do Voleibol” – o primeiro, após o regresso dos “mochos” ao principal campeonato – por 3-2, num encontro emocionante e onde marcaram presença, centenas de adeptos e personalidades locais, incluindo o presidente da Câmara de Espinho, Miguel Reis. Foi a primeira vitória academista, desde abril de 2012.

Os “tigres” entraram melhor no encontro e venceram o primeiro set, por 18-25, num parcial que dominaram desde o início.

A segunda partida foi mais disputada, com muitas alternâncias na liderança do marcador. Na altura decisiva, os “mochos” mostraram as garras e forçaram o parcial até às vantagens, mas o SC Espinho nunca deixou os academistas alargarem o fosso e conseguiram mesmo fechar o set com 27-29 no marcador.

Com um resultado desfavorável, só a vitória no terceiro set mantinha viva a Académica, perante os seus adeptos. E foi o apoio das bancadas que permitiu à equipa da casa fazer uma excelente recuperação, com um parcial de 5-0 a meio da partida e um triunfo claro por 25-20. A retoma do conjunto de Alexandre Afonso acabaria por ser total, com um brilhante quarto set (25-15) que galvanizou a equipa e os adeptos para uma “negra”.

A quinta e decisiva partida foi uma demonstração de garra dos academistas, com uma vantagem que rapidamente chegou aos 5/6 pontos de diferença e permitiu uma reviravolta consistente, com 15-10 finais.

José Rojas (AAE) e Juan Barrera (SCE) foram os melhores pontuadores do encontro, com 25 ataques.  Com esta vitória, a Académica fechou a fase regular na quarta posição da Liga Una Seguros, enquanto os tigres terminaram em sétimo.