Anta: GNR resgata dezenas de aves e identifica três homens

Foto: GNR

O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Ovar da Guarda Nacional Republicana (GNR) identificou, no sábado (11 de dezembro), três homens (75, 50 e 29 anos), por detenção ilegal de aves, em Anta, no concelho de Espinho.

No decorrer de uma ação de fiscalização, decorrente de uma denúncia da linha SOS Ambiente e Território, os elementos do NPA constataram que os três indivíduos mantinham em cativeiro, nas suas residências, espécies autóctones e de fauna cinegética sem terem licença. Segundo a GNR, os indivíduos detinham aves de espécies protegidas pela convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Selvagens da Fauna e da Flora Ameaçadas de Extinção.

No decorrer da ação, o NPA da GNR resgatou e apreendeu 23 lugres, 20 pintassilgos, 11 travessos, oito pintarroxos, dois serezinos, quatro bicos-de-lacre, dois periquitos-dorso-vermelho, um papagaio de cabeça amarela, um kakariki-fronte-vermelha, um gaio, um melro e um verdilhão.

As aves foram posteriormente entregues ao Parque Biológico de Vila Nova de Gaia e os factos remetidos ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

A fiscalização contou com a colaboração de uma equipa de Vigilantes da Natureza.