Restrições Covid-19: Espinho sem fogo-de-artifício na passagem do ano

Foto: Arquivo DE

Este ano não haverá o tradicional fogo-de-artifício na noite de Réveillon. O Município de Espinho decidiu não avançar com qualquer programação relativa à passagem de ano, tendo em conta a situação pandémica e como consequência das medidas de restrição impostas pelo Governo.

“Trata-se de uma data em que, tradicionalmente, as festividades passam em grande parte pela concentração alargada de pessoas e, neste momento, o contexto pandémico não o recomenda”, explicou à Defesa de Espinho o presidente da Câmara Municipal, Miguel Reis. “Dentro desta lógica, de evitar a concentração de pessoas para assistir ao fogo-de-artifício, optou-se por não o realizar”, deu conta o autarca espinhense.

Entre 2 e 9 de janeiro de 2022, Portugal vai estar sob “um período de contenção” imposto pelo Governo, que inclui teletrabalho obrigatório, um adiamento do calendário escolar e o encerramento das discotecas. Face a estas restrições para os primeiros dias do próximo ano, a autarquia de Espinho optou também por adiar a São Silvestre de Espinho (tradicionalmente realizada no primeiro sábado do ano) para o dia 15 de janeiro.

Entretanto, estão previstos alguns eventos relacionados com o Natal e que fazem parte de um programa já anunciado pelo próprio Município de Espinho, tais como o Mercadinho de Natal, no Largo da Câmara [até 9 de janeiro], o Natal dos Elfos [18 a 23 de dezembro] na Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, os “Sons de Natal”, pela Banda de Música Cidade de Espinho [18 de dezembro] e todo um vasto programa até 9 de janeiro, com animação de rua e concertos. “A programação de Natal do Município foi pensada tendo em consideração as condicionantes inerentes à situação pandémica, dando preferência a atividades de rua e procurando evitar concentrações de pessoas”, disse, a propósito, Miguel Reis acrescentando que “em simultâneo, temos vindo a adaptar ou reagendar as atividades planeadas em função da análise de risco”.

Artigo completo na edição de 16 de dezembro de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 30€.