Covid-19: Farmácias de Espinho com testagem gratuita e agenda completa

Farmácia Santos instalou uma tenda para efetuar testagens Foto: DE

O serviço de testagem Covid-19 está disponível em Espinho nas farmácias Santos (Rua 19), Grande Farmácia (Rua 8), Conceição (Silvalde) e Machado (Paramos). Os esforços para aumentar a oferta de testes no concelho tem aumentado, mas continua a não ser fácil conseguir marcação.

Os testes antigénio gratuitos (seis por utente em cada mês, a partir de 25 de dezembro), podem ser agendados através da plataforma na internet das Farmácias Portuguesas ou, em alguns casos, como na Grande Farmácia e Farmácia Machado, por telefone, email ou presencialmente.

A Farmácia Santos foi a que mais recentemente aderiu ao programa, tendo procedido à montagem de uma tenda no exterior da loja, onde vão estar os enfermeiros a efetuar a testagem. “Tivemos de criar um espaço no exterior porque temos no interior da farmácia um espaço pequeno e que é destinado ao utente”, explicou a gerente da Farmácia Santos, Inês Ferreira. “Muitos dos colegas de outras farmácias não estavam a conseguir dar resposta às solicitações dos utentes e a Associação Nacional de Farmácias pediu-nos que fizéssemos esse esforço”, acrescentou.

A montagem da tenda exterior aconteceu na terça-feira. “Torna-se mais fácil e não há tanta pressão sobre a equipa da farmácia”, considera Inês Ferreira. No caso da Farmácia Santos, foi necessário contratar enfermeiros para se efetuarem os testes. “A nossa farmácia é pequena e temos uma equipa pequena. Nesse sentido, contratámos enfermeiros de Espinho que irão efetuar os testes, dentro do horário de funcionamento da farmácia”, esclareceu.

Notícia completa na edição de 23 de dezembro de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 30€.