Município assina protocolo para criar Estação Náutica de Espinho

Foto: CME

“Valorizar o património e a sua sustentabilidade, reforçar a identidade de Espinho e a sua ligação ao mar”, são alguns dos objetivos da futura Estação Náutica de Espinho. O protocolo foi assinado na passada sexta-feira com a Nautical Portugal.

O Município de Espinho assinou na sexta-feira um protocolo de colaboração com a Associação Economia do Mar – Fórum Oceano para a constituição da Estação Náutica de Espinho. Trata-se do último passo de uma candidatura iniciada em março passado para que Espinho integre a rede de estações náuticas do país, denominada de Nautical Portugal.

Dos parceiros que fazem parte deste projeto destacam-se o Turismo do Porto e Norte de Portugal, as Juntas de freguesia, estabelecimentos de ensino e formação profissional, associações e empresários ligados às áreas do surf, alojamento local, hotelaria e restauração.

A Estação Náutica de Espinho, “enquanto plataforma agregadora, colaborativa e desenvolvimento entre os diversos atores locais, pretende valorizar o património e a sua sustentabilidade, reforçar a identidade de Espinho e a sua ligação ao mar, e desenvolver uma oferta turística estruturada e de qualidade que possibilite o desenvolvimento económico local e a promoção nos mercados externos”, dá nota o Município a propósito desta iniciativa.

A cerimónia de assinatura do protocolo contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Espinho, Miguel Reis, da vereadora, Maria Manuel Cruz e do coordenador da Nautical Portugal, António José Correia.
A plataforma Nautical Portugal conta já com 27 estações náuticas distribuídas pelas várias regiões de turismo, dispondo de informações relativas às atividades náuticas, serviços de apoio, uma agenda náutica e um conjunto de informações, nomeadamente o que visitar, onde comer e dormir, as experiências que é possível desfrutar e a animação noturna existente em cada um destes pontos.

A Estação Náutica de Espinho passará a ser o ponto mais a sul da Região de Turismo do Porto e Norte de Portugal, que engloba as estações do Alto Minho, Cabeceiras de Basto, Macedo de Cavaleiros, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Matosinhos. No distrito de Aveiro existem já seis estações náuticas: Ovar, Murtosa, Estarreja, Aveiro, Ílhavo e Vagos.