Expatriados apreciam o nosso país, mas apontam escassez de emprego. Infografia: Instituto + Liberdade

O estudo Expat Insider 2021, da InterNations, entrevistou mais de 12.000 expatriados, questionando-os sobre o seu nível de satisfação acerca dos países que as acolheram. Taiwan lidera a edição deste ano do estudo (repetindo o resultado de há 2 anos), e em último lugar está o Kuwait.

De acordo este estudo, Portugal é o 5.º país mais atrativo para viver e trabalhar. Entre os países europeus, Portugal lidera. A qualidade de vida é destacada pelos estrangeiros, onde enaltecem as opções de lazer locais, o clima ensolarado e a segurança.

quando as questões recaem sobre as oportunidades de carreira, Portugal cai para o 36.º lugar

A hospitalidade dos portugueses é também bastante valorizada, tornando a adaptação ao país mais fácil, bem como encontrar amigos e permitir que os estrangeiros se sintam em casa. O baixo custo de vida (comparado com outros países desenvolvidos) coloca Portugal no 14.º lugar em 59 países nesta dimensão de análise. No entanto, quando as questões recaem sobre as oportunidades de carreira e economia, Portugal cai para o 36.º lugar, muito distante das economias mais desenvolvidas e dos países que assistem a rápidos crescimentos económicos.

Apesar dos bons resultados, Portugal revelou nos últimos resultados uma tendência de queda na classificação na maior parte das dimensões de análise (piorou a classificação em três das quatro dimensões, bem como em 12 das 13 sub-dimensões avaliadas).

Num contexto de massificação do trabalho remoto, este estudo revela bons sinais para que o país possa atrair mais talento para residir em Portugal, ainda que revele fragilidades na dimensão económica e profissional, colocando barreiras a quem, destes, pretenda desenvolver a sua carreira localmente (e não apenas remotamente, ao serviço de empresas sediadas no estrangeiro).

André Pinção Lucas