Silvalde: Muro na beira-mar há dois anos que é um perigo

O muro, na esplanada junto à Praia dos Pescadores, esteve sem qualquer proteção, pelo menos até ao passado dia 13 de janeiro (Foto: Defesa de Espinho)

O muro que se encontra em frente à Praça do Mar, junto à Praia dos Pescadores, e que divide o areal da Rua 2, está em risco de cair desde 2019. A construção apresenta uma fissura no passeio pedonal e está inclinada para o lado da praia. O local não esteve devidamente sinalizado até à passada sexta-feira.

“Essa situação já se arrasta desde 2019 e é uma vergonha”, considera o presidente da Junta de Freguesia de Silvalde, José Carlos Teixeira que diz que “o atual executivo da Câmara Municipal já tem conhecimento disto”. “O muro terá de ser reparado”, diz o autarca silvaldense, que justifica a situação pelo facto de “ter sido retirada a areia de suporte”.

“Na altura, para que a areia não fosse parar à rua com as nortadas, os serviços da Divisão do Ambiente da Câmara Municipal mandaram fazer uma vala junto ao muro e isso retirou toda a sustentabilidade dos alicerces. Com o tempo, aconteceu aquilo ao muro, que arreou naquela zona”, explicou o presidente da Junta de Freguesia, recordando ter “enviado vários ofícios com reclamações à Câmara”, sem efeito até ao momento. “Desde essa altura, nada foi feito”, assegura.

José Carlos Teixeira diz que “os membros do executivo da Câmara de então passavam por lá e tinham conhecimento da situação e da urgência na resolução daquele problema”, lamentando a falta de resposta. O autarca garante que a sua Junta de Freguesia “também já deu conhecimento desta situação ao atual executivo municipal”, uma vez que a considera “verdadeiro perigo”. “Espero que aquela estrutura não caia por cima de ninguém”, acrescentou, o representante, que se sente impotente na resolução do problema.

Reparação custa 30 mil euros mas sem “dotação orçamental”

Entretanto, segundo a Câmara Municipal de Espinho, a obra, cuja empreitada está orçada junto dos serviços técnicos municipais em “30 mil euros”, ainda não avançou “por falta de dotação orçamental”.

O Município de Espinho garante que os serviços técnicos “têm vindo a acompanhar a evolução da situação” e que se trata de “um dossier que a Câmara Municipal de Espinho tem em aberto”. “Já dialogámos com a Junta de Freguesia de Silvalde sobre o assunto e estará na ordem de trabalhos de uma visita/reunião já agendada com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em Espinho”, garante a autarquia.

Note-se que, após o contacto por parte da Defesa de Espinho, a Câmara Municipal efetuou a sinalização e vedação do muro, com a colocação de grades metálicas e fita balizadora junto do perímetro do muro, como medida de segurança preventiva.

Reportagem completa na edição de 20 de janeiro de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 30€.