Rute Rosas expõe em Espinho pela primeira vez (Foto: Sara Ferreira)

A realidade e a experiência da paisagem natural através de formas de objetivos escultóricos são o grande mote para a exposição da artista Rute Rosas, inaugurada no passado sábado, na ART LAB 24, galeria espinhense situada na Avenida 24. Com casa cheia no dia da inauguração, a exposição pode continuar a ser visitada até 26 de fevereiro.

Dividida em três grupos de trabalho, esta exposição apresenta, na primeira sala da galeria, paisagens em miniatura que incorporam microcosmos de biodiversidade. Utilizando diferentes materiais como musgos, pedras vulcânicas, madeiras ou metais, Rute Rosas explica que se trata de uma recolha que foi feita ao longo do tempo e sem nunca pensar que seriam aproveitados para uma exposição. “É a primeira vez que exponho este conjunto de trabalhos. Foram todos realizados praticamente nos últimos três anos e alguns mesmo muito recentemente”, confessa a artista que iniciou a preparação em 2020. “Eu sempre gostei das paisagens. Acabei por adotar alguns musgos, plantas que eu trazia, pedras vulcânicas que fui recolhendo de viagens que fiz, nomeadamente a Tenerife. Fui cuidando delas e quando se entra num processo de confinamento, como todos tivemos, o tempo existe de uma maneira diferente, em que olhamos para as coisas com outro olhar. Estes materiais que recolhi estavam a montar-se na minha cabeça sem eu estar muito consciente disso”, revela.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 27 de janeiro de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 30€