Legislativas 2022: Espinho com três deputados eleitos e Nuno Almeida na ‘calha’

Ricardo Sousa e Pinto Moreira (PSD), Carlos Guimarães Pinto (IL) foram eleitos deputados e Nuno Almeida (PS) poderá vir a ser chamado à Assembleia da República

Os espinhenses Ricardo Bastos Sousa e Pinto Moreira (PSD) e Carlos Guimarães Pinto (Iniciativa Liberal), foram eleitos deputados nas eleições legislativas de ontem [30 de janeiro].

Pelo círculo eleitoral de Aveiro (Ricardo Bastos Sousa o terceiro da lista), os social-democratas conseguiram eleger sete deputados. No circulo eleitoral do Porto, o PSD elegeu 14 deputados, sendo Pinto Moreira o 12.º da lista. Carlos Guimarães Pinto o primeiro da Iniciativa Liberal pelo círculo eleitoral do Porto foi um dos dois deputados eleitos por aquele partido.

Nuno Pinto Almeida, presidente da Junta da União das Freguesias de Anta e Guetim, poderá também vir a integrar a Assembleia da República como deputado, uma vez que o Partido Socialista irá formar Governo, com maioria absoluta. Pedro Nuno Santos (cabeça de lista do PS por Aveiro) e Filipe Neto Brandão (o terceiro da lista dos socialistas) deverão integrar o próximo Governo. Se tal acontecer, Nuno Almeida, o 10.º da lista dos socialistas deverá ser chamado ao Parlamento.

Trata-se, assim, de um feito histórico, o facto de o concelho de Espinho conseguir colocar na Assembeia da República quatro deputados: dois pelo PSD, um pelo Iniciativa Liberal e um pelo PS (no caso de Pedro Nuno Santos e Filipe Neto Brandão virem a integrar o próximo Governo socialista).