Operação está prevista no Plano de Gestão Florestal desde 2016 (Foto: DR)

Até 2026 está previsto o abate de 250 hectares de pinheiro-bravo do Perímetro Florestal das Dunas de Ovar. O ato está a ser descrito como um “atentado ambiental” e já gerou uma petição online com mais de 16 mil assinaturas. O processo está previsto no Plano de Gestão Florestal desde 2016 e é da responsabilidade do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

O corte de 250 hectares de pinheiro-bravo do Perímetro Florestal das Dunas de Ovar tem causado indignação nas últimas semanas. Esta operação, que se prevê decorrer até 2026, entre as praias de Esmoriz e do Torrão do Lameiro, está a suscitar um alargado descontentamento principalmente por se saber que parte da zona deverá ser afeta ao ténis.

Segundo a associação ambientalista Campo Aberto, trata-se de um “corte raso, que afeta árvores, arbustos e outra vegetação”, sendo “o grau zero da gestão florestal” e “o oposto de qualquer prática de silvicultura que tenha em conta a sustentabilidade”.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 03 de fevereiro de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 30€.