Hospital de Espinho paralisado devido a rutura nas condutas

Hospital de Espinho está com atividade clínica fortemente condicionada

Uma rutura nas canalizações do piso superior paralisou esta manhã o Hospital de Espinho – Unidade III do Centro Hospitalar Gaia-Espinho (CHVNGE). O alerta foi feito por profissionais da unidade aos Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho, estando neste momento uma equipa no terreno a procurar identificar a origem deste rebentamento e a mitigar os danos já registados.

A atividade clínica do Hospital está, neste momento, parcialmente paralisada, segundo apurou a Defesa de Espinho. As consultas continuam a decorrer, mas foram adiadas as cirurgias programadas para o dia de hoje, assim como a realização de exames e análises clínicas. De acordo com a Administração do CHVNGE, já estarão a ser reagendados alguns dos procedimentos que foram suspensos. A situação é considerada grave, de acordo com os responsáveis, “deverá ficar solucionada ainda durante o dia de hoje”.

Fonte da administração do Centro Hospitalar Gaia-Espinho confirma ter-se tratado de uma “rutura da tubagem no edifício do Hospital de Nossa Senhora da Ajuda”, acrescentando estar na unidade “uma equipa do piquete dos serviços de manutenção”. Está a ser avaliada, segundo apurou o nosso jornal, a reabertura da da área afetada “no início da próxima semana”.

Os responsáveis pelo agrupamento hospitalar assinalam tratar-se de “um edifício antigo, onde já foram realizadas bastantes obras”, mas no qual identificam “alguma imprevisibilidade” que deverá obrigar a “mais uma intervenção para o recuperar”.

O Conselho de Administração do CHVNGE confirmou à Defesa de Espinho que a situação estava identificada.

(Notícia em atualização)