Bruna Martins e Zélia Pereira, bem como o estabelecimento Go Healthy estão a recolher produtos alimentares e de higiene a fim de os enviarem para a Ucrânia, na tentativa de ajudar quem mais precisa num momento marcado pelo conflito provocado pelas invasões russas em território ucraniano.

Bruna Martins e Zélia Pereira são jovens enfermeiras, e, depois de se depararem com a falta de pontos de recolha de bens em Espinho, decidiram arriscar. “Queremos permitir que o povo espinhense que não tem meios de deslocação possa dar na mesma o seu contributo”, explica Zélia Pereira.

As duas jovens estarão no dia de amanhã, 1 de março, das 9h às 19h, no parque de estacionamento da Nave Desportiva de Espinho a recolher bens. “Todos os bens arrecadados serão doados ao Seminário Redentorista Cristo Rei, em Vila Nova de Gaia, de onde serão posteriormente enviados para a fronteira Polónia-Ucrânia através de um camião”, garante Zélia Pereira.

As enfermeiras pedem produtos de higiene, primeiros socorros e roupa interior como bens prioritários, dado que a maior parte dos refugiados são mulheres, crianças e idosos. Pedem também produtos para os animais de companhia, bem como cobertores.

Confrontadas com a enorme divulgação da iniciativa, Bruna e Zélia contam com o apoio da Unilabs que forneceu uma tenda no local da recolha para organização de bens e com transporte cedido por uma pessoa ligada ao Hospital de Santa Maria da Feira.

“Povo espinhense, vamos mostrar do que somos feitos! Não sabemos o dia de amanhã e poderemos ser nós a precisar! Humanidade, humildade e altruísmo são três grandes características do povo de Espinho”, apela Zélia Pereira.

Informação para recolha de bens na Nave Desportiva

Também é possível deixar o seu contributo no Go Healthy, situado na Rua 2, n.º 885. O estabelecimento serve de ponto de recolha da ACR Transportes, sediada em Fiães. Um dos motoristas da empresa, Vasyl Verbytsky, ucraniano, viu o filho partir para a guerra e pediu duas semanas de férias para ajudar como pode. Sensibilizada com a situação, a empresa de transportes nacionais e internacionais cedeu um camião ao motorista e organizou uma recolha de bens.

Devido a ligações familiares com a empresa, o Go Healthy, estabelecimento de restauração em Espinho, serve de ponto de recolha para esta causa. São pedidos produtos de higiene e bens alimentares, mas também cobertores e tapetes de ioga. Os bens recolhidos serão levados até à fronteira da Ucrânia pelo motorista. A doação de bens pode ser efetuada até domingo neste estabelecimento.

Informação para recolha de bens no Go Healthy