Foto: Sara Ferreira

Modistas, costureiras, os termos não importam quando se é apaixonado pelos tecidos e pela confeção, seja ela de uma peça original ou apenas de uma bainha ou de um remendo. Em Espinho há quem tenha essa paixão e dedique a vida à arte da costura. A Defesa falou com as responsáveis de dois dos vários estabelecimentos da área na cidade para perceber como seguem os negócios depois de dois anos afetados pela pandemia.

Foi na rua 11, entre a Rua 22 e a Avenida 24, que Emília Moreira estabeleceu o seu Atelier de Costura, há já 18 anos, quase 19. A escolha de Espinho para instalar o seu negócio foi óbvia, já que “morava nos arredores”, e acabou por ser pioneira na arte da confeção na cidade. “Quando abri a minha loja, não havia nenhuma outra em Espinho a fazer confeção para fora. Depois é que começaram a abrir, mas só para arranjos”, explica Emília Moreira. Reconhece que muitos clientes a procuram para fazer pequenos arranjos, porque associam a expressão “Atelier de Costura” a isso mesmo, mas Emília responde sempre: “Fazemos arranjos, sim senhor, mas também fazemos peças novas”. “Tenho tecidos na montra, por isso, as pessoas já começam a perceber que confecionamos peças de raiz. Fazemos de um vestido de noiva a um vestido de boneca, se nos pedirem”, acrescenta.

Recorda que, no início do negócio, como trabalhava em casa, “tinha mais tempo para fazer trabalhos em pele”, fossem casacos, corpetes ou saias, que depois “punha na loja a vender e as peças voavam”. “Com a porta aberta, não há tanto tempo, por isso acabei por não dar vazão ao trabalho que fazia, de confecionar as peças e vendê-las”, explica. “Agora as pessoas vêm, escolhem o modelo que querem, trazem os tecidos ou eu forneço os tecidos e é assim que funciona”, acrescenta.

Emília Moreira já fez “muitas peças”, principalmente vestidos de noite, mas a que recorda como mais caricata foi um disfarce de Eduardo Mãos de Tesoura. “Ficou muito bonito, muito real”.

Artigo disponível na íntegra na edição de 7 de abril de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 30€.