Ricardo e Rodrigo Ferreira partiram atrás de um sonho. Foi nos Estados Unidos da América que os gémeos espinhenses encontraram as condições para perseguirem um futuro no mundo do futebol e conciliá-lo com os estudos. Assim, deixaram a família e os amigos em Espinho para jogar no Mid-America Christian M Soccer, em Oklahoma, e a aposta parece já estar a dar frutos. Em conversa com a Defesa de Espinho, Ricardo e Rodrigo fazem um “balanço positivo” desta aventura motivada pelo grande amor ao futebol, mas não escondem as saudades de Espinho e de casa.
Aos 21 anos, Ricardo e Rodrigo Ferreira fizeram as malas e rumaram à aventura das suas vidas. Partiram para Oklahoma com a casa às costas e um sonho na mala: “construir um futuro no futebol e conseguir conciliá-lo com os estudos”.
Mas o percurso dos gémeos no desporto-rei começou há muito tempo. “Muito por influência do nosso pai, que na altura era jogador profissional”, explica Rodrigo, lembrando a carreira do pai, Rui Ferreira, ex-jogador de futebol e atual treinador do Feirense. “Sendo tão pequenos, e com um pai no ativo, era muito difícil não ser influenciado a seguir os mesmos passos”, acrescenta o jovem, garantindo que “nunca houve a obrigação da parte dele de escolher jogar ou não futebol”. “Era algo que já estava no sangue”.
O contexto familiar fez com que os gémeos nunca soubessem o que é viver sem a presença de desporto, mais precisamente, desta modalidade e agora não se imaginam sem ela. “O ambiente em redor fez com que o futebol se tornasse num amor para a vida toda”, explicam.
Recordam a rotina que levavam, quando acompanhavam o pai, que estava ao serviço do Portimonense, como uma das melhores fases da vida, lembrando o “assistir aos treinos, aos jogos, o ambiente no estádio, até o cheiro da relva”. Esse amor nasceu, cresceu e mantém-se, embora tenham dificuldade em medi-lo. “A paixão pela bola é algo que ainda hoje não conseguimos explicar”, confessam. “Quem nos conhece sabe bem que se virmos uma simples bola de futebol não conseguimos estar sossegados enquanto não tocarmos nela”, brinca Rodrigo, tendo plena noção de que é a mais pura da realidade.
Reportagem completa na edição de 14 de abril de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 30€.