Cerca de sete centenas de crianças das escolas do primeiro ciclo do concelho de Espinho, desde o segundo ao quarto ano, estiveram na passada terça-feira no Centro Multimeios para assistirem a uma peça de teatro, intitulada “Patrulha Júnior”. Foram três sessões, duas de manhã e uma da parte da tarde, que encheram o auditório daquele equipamento municipal.
A campanha “Patrulha Júnior” contou com a participação especial de elementos da Divisão Policial de Espinho da Polícia de Segurança Pública (PSP), dos Bombeiros do Concelho de Espinho e da Ascendi (concessionária de autoestradas), numa peça de teatro onde as próprias crianças interagiram com os atores, transformando as crianças “em agentes desta patrulha, tornando-os nos principais embaixadores dos perigos relacionados com o uso do telemóvel durante a condução”.
Esta iniciativa de sensibilização, foi dirigida especialmente para os mais novos pretendendo sensibilizá-los para “a segurança rodoviária e para a prevenção de comportamentos de risco na estrada, criando as condições necessárias para garantir, a curto prazo, a divulgação da mensagem aos adultos através de um agente bastante persuasivo – as crianças – e, a longo prazo, gerações futuras de condutores mais responsáveis”.
A peça de teatro é desenvolvida de uma forma simples e direta, e alerta as crianças para “os perigos causados pela distração do condutor com o telemóvel”.
Joaninha, Manuel, Pedrinho, Filipa Neto (uma personagem absorvida pelas redes sociais e pelo uso, de forma viciado do telemóvel) e o cão Chico, foram as personagens criadas para um enredo muito dinâmico, alegre e com uma história centralizada na mensagem. Filipe Neto acaba por desrespeitar um conselho de um elemento da PSP e provoca um dramático acidente, com a grave lesão numa das patas de Chico, que deixa de poder brincar alegremente. Filipa não ligou aos ruidosos alertas da plateia, nem à sinalização colocada pela Ascendi na estrada e as consequências foram trágicas. Arrependida, integrou a “Patrulha Júnior” com todas as crianças presentes no Multimeios.
Notícia completa na edição de 21 de abril de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 30€.