Foto: Francisco Azevedo

Com a presença no conselho geral da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, a Associação Comercial de Espinho dimensiona-se a larga escala e, inclusive, catapulta o concelho. O presente é gratificante para José Aleixo, mas pairam nuvens escuras no horizonte, porque a presidência não se eterniza e não se vislumbra sucessão.

A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal tem assento na concertação social e representação em Bruxelas, no quadro da União Europeia. “Agrega centenas de associações e representa muitos postos de trabalho”, salienta José Aleixo, congratulando-se com o convite que foi endereçado à Associação Comercial de Espinho para integrar o conselho geral.

“Atendendo ao seu passado e reconhecidamente à sua atualidade, a Associação Comercial de Espinho tem uma credibilidade muito forte junto dos diversos organismos”, orgulha-se o presidente da centenária referência espinhense. “E foi essa credibilidade que motivou a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal a convidar a Associação Comercial de Espinho a estar presente com o seu presidente no quadriénio diretivo encetado a 27 de abril de 2022. É um convite que muito nos honra. A Associação Comercial de Espinho chegou ao mais alto patamar do associativismo nacional e tem neste momento responsabilidades nacionais, pois está presente num conselho consultivo e executivo, onde vão ser debatidos todos os pormenores relativos à situação política e económica do país”.

Pronunciando-se relativamente ao plano de atividades e ações do tecido empresarial, trata-se de um órgão preponderante no desempenho associativo, reunindo mensalmente em Lisboa, no Porto, ou em Coimbra. “Fazer parte, nesta altura do ‘campeonato’, de uma direção ou de um conselho que debatem os problemas do país é uma grande honra para a nossa associação e para o concelho de Espinho”, destaca José Aleixo. “Projeta-se um grande trabalho com as cúpulas governamentais e estamos convictos de que vamos ter mais estratégias e apoios para o empreendedorismo. E também para se criar mais empregabilidade. E assim movimentando mais os centros das cidades, tendo um comércio mais forte”.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 5 de maio de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.