Rua do Carvalhal, em Anta, denota problemas de escoamento de aguas pluviais e irregularidades do piso (Foto: DR)

As contas de 2021 da Junta de Anta e Guetim foram ratificadas em sede de Assembleia, onde foi prestada homenagem póstuma a Boaventura Moreira, que presidiu à autarquia, e saudados os valores do 25 de Abril e do 1.º de Maio. No entanto, a sessão ficou marcada com a projeção de uma queixa-crime a avaliar por parte de Nuno Almeida sobre elementos afetos ao PSD.

Foram aprovadas por maioria as contas de cerca de 600 mil euros da execução orçamental de 2021 da Junta de Anta e Guetim, em Assembleia de Freguesia realizada na última quinta-feira de abril, com o parecer favorável do PS e a abstenção do PSD na votação, após a exposição de Bárbara Barbosa, tesoureira do executivo. José Fernando, que exerceu a função de tesoureiro no mandato anterior e agora é o secretário do executivo socialista presidido por Nuno Almeida, congratulou-se com a minuciosidade e a clarificação do documento contabilístico, tecendo elogios ao exercício da sua sucessora e antevendo exigências e trabalho árduo no desempenho seguinte. Humberto Granja, do PSD, reconheceu a positividade da descrição exaustiva e detalhada, solicitando que seja prática corrente a atempada disponibilidade documental aos vogais da Assembleia de Freguesia.

Humberto Granja incentivou o executivo à execução de obras nas freguesias de Anta e Guetim, dando o exemplo da rua antese do Carvalhal, com problemas de escoamento de águas pluviais e degradação do piso. Foi também aflorada a eventualidade da existência de amianto nas telhas de fibrocimento no Bairro da Ponte de Anta. “A nossa terra precisa que se avance com soluções”, acrescentou o social-democrata Nuno Pimenta. Era então sugerido ao executivo socialista que aproveitasse a conjuntura do executivo camarário também ser do PS, tendo Nuno Almeida registado o exercício municipal do PSD de três mandatos ao longo de uma dúzia de anos e de não ter correspondido as pretensões manifestadas pela Junta de Anta de Guetim.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 5 de maio de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.