O sonho depois do pesadelo: indústria dos casamentos de volta e a trabalhar com agenda cheia

Loja AMZ Noivos funciona em Espinho há 17 anos (Foto: Isabel Faustino)

Depois de uma forte crise provocada pela pandemia, a indústria dos casamentos começou, já no início deste ano, a registar um grande crescimento. O período negro parece mesmo ter chegado ao fim, já que, de acordo com o INE (Instituto Nacional de Estatística), o número de casamentos celebrados no primeiro trimestre de 2022 mais do que quadruplicou face ao período homólogo. Os números revelam uma tendência de regresso à normalidade e os vários negócios de Espinho que integram o meio cerimonial agradecem.

Pedro Sabença e Cristina Almeida estão, desde 2008, ao comando da Diferente – Design e Criatividade para Eventos, um serviço especializado em convites de casamento, mas com incidência também na parte decorativa. Arquitetos de formação, encontraram neste negócio, uma forma de escapar à falta de oportunidades na área que tinham escolhido. Começaram no Porto, mas em 2020 deu-se a mudança para Espinho, mais precisamente para a Rua 12. “Quando mudámos, sabíamos que em Espinho não havia nenhuma representação desta área. Eu sou suspeito porque sou espinhense e gosto muito da cidade, mas acho que quanto mais completa a cidade for em termos de serviços, melhor será. Penso que viemos, de certa forma, colmatar uma ausência de um serviço que Espinho não tinha. Se bem que quem nos procura vem de todo o lado, por isso, até o que me deixa mais contente pelo facto de estar em Espinho é saber que há noivos que vêm de Famalicão, de Valença, Braga, de Pombal, ou outras zonas do país para virem ao atelier, acabando sempre por perguntar onde podem jantar ou almoçar. Há muitos emigrantes que vêm a Espinho por causa dos convites e conhecem a cidade à custa disso”, revela.

Reportagem disponível, na íntegra, na edição de 12 de maio de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€