Foto: Francisco Azevedo

Abba acompanha agora Ana Bacelo, sucedendo a labradores. A pastora alemã e a invisual espinhense têm recebido formação de Cosimo Lentini, diretor-técnico da Associação Italiana de Cães de Acompanhamento. Foi assim no pretérito verão, em Piacenza, e agora, durante cerca de uma semana, em Espinho.     

“Vim a Espinho para ajudar a Anita e ver como é que estava a Abba e o seu desempenho de cão-guia”, dá nota Cosimo Lentini, na Praça Dr. José Salvador, sob o sol primaveril de maio e contemplando o traço arquitetónico do edifício municipal. O quadro paisagista do Parque João de Deus e o corrupio pedonal da Rua 19 em direção ao mar. “A minha vinda a Espinho serve fundamentalmente para acabar o trabalho que foi feito em Itália com a Ana e a Abba. Ensinei a Anita a recorrer à Abba como instrumento de orientação de mobilidade e segurança. E treinei a Abba a proteger a Anita na mobilidade”.

Cosimo Lentini trabalha com cães-guias para invisuais há mais de 35 anos. Ultimamente colabora com uma associação italiana de cães de acompanhamento – AICA –, em Piacenza, no Norte de Itália. “A Abba tem as características da raça pastor alemão e é uma excelente cadela e muito competente no desempenho de guia. Tenho insistido no treino de guia para que ela seja ainda mais competente no apoio à Ana, distraindo-se menos com os cães com quem se cruza”.

“Naturalmente que a Ana está contente com a minha presença junto dela e da Abba, em Espinho, e sente-se mais segura”, constata o diretor-técnico da AICA, atento à simbiose da suave pacatez e da firme concentração da cadela, ora em posição de descanso, ora em ação aquando dos movimentos de Ana Bacelo. “Levo para Itália boas recordações da hospitalidade e da força de vontade da Anita e da capacidade da meiga Abba”, salienta Cosimo. “As pessoas de Espinho são cordiais, simpáticas e disponíveis. É uma pequena cidade, mas encantadora e com mar”.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 12 de maio de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.