Foto: DR

O espinhense Luís Duarte e Lígia Madeira, ambos professores da Escola Profissional de Música de Espinho, venceram na passada quinta-feira, 5 de maio, a categoria de Melhor Álbum de Música Clássica na quarta edição dos Prémios PLAY – Prémios da Música Portuguesa, que se realizou no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

Com o trabalho “Portuguese Music for Piano Duo”, gravado em 2018 e publicado em 2021, os pianistas venceram os seus adversários nomeados na mesma categoria, deixando para trás Tiago Matias, João Barradas e Ana Telles. Segundo os dois pianistas, o prémio foi uma surpresa. “Tem um significado especial, não só para mim, mas para os músicos da minha área porque, finalmente, veem que a música clássica começa a ter alguma projeção em termos de meios de comunicação social. Antes de receber o prémio, eu estava com os colegas nomeados para a área da música clássica e estávamos todos com aquela sensação de que ninguém estava preocupado em ganhar. Sentíamos que só o facto de termos sido nomeados e estarmos representados já era uma vitória”, revela Luís Duarte, evidenciando que “o grupo da música clássica está todo de parabéns”. Por haver “dezenas de discos a sair todos os anos”, o espinhense afirma ter-se deparado com esta “agradável surpresa”, confessando que “é bom um sinal de que ouvem o disco e o apreciam”.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 12 de maio de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.