Participantes vestiram-se de branco (Foto: Sara Ferreira)

Para comemorar o Dia Escola Azul, um projeto do Agrupamento Manuel Laranjeira, vários alunos, entidades espinhenses e população, reuniram-se esta manhã [19 de maio] junto à beira-mar para, em conjunto, formarem um cordão humano para promover uma sensibilização pelo oceano, alertando para “a importância da preservação ambiental e dos ecossistemas do oceano, enquanto bem comum e enquanto património que fornece um conjunto de bens e serviços à população”.

Segundo Vítor Oliveira, diretor do agrupamento, o projeto Escola Azul tem desenvolvido várias iniciativas ao longo do ano, mas esta acabou por ser alvo de uma maior aposta, recebendo a participação de outras escolas da cidade. “Decidimos apostar nesta iniciativa sabendo que a mensagem educativa que temos passado no agrupamento favorece o tema Escola Azul. É um projeto aglutinador, mas que no fundo converge esta ideia da identidade da nossa localidade, pois estamos perto do mar. Sabemos que o mar é vida, é origem, e a sustentabilidade da própria terra tem que ser com a sustentabilidade do mar. E é esta educação ambiental que contribui para a formação do próprio cidadão”, explicou Vítor Oliveira.

Esta iniciativa teve como objetivo envolver a comunidade de Espinho, pessoas e organizações, para a importância da preservação ambiental e dos ecossistemas do oceano, enquanto bem comum e enquanto património que fornece um conjunto de bens e serviços à população.

A organização do momento esteve a cargo da Estação Náutica de Espinho com o apoio da Proteção Civil.