Futebol popular: Novasemente e Quinta de Paramos lutam pela Taça Associação

Os Leões Bairristas, que estão fora da Taça Associação, receberam o troféu de campeão da 1.ª Divisão no fim de semana passado (Foto: DR)

Falta uma jornada para o final dos campeonatos de futebol popular da 1.ª e da 2.ª Divisão, mas os Leões Bairristas já receberam o troféu do título que conquistaram, após terem cedido um empate (1-1) ante a Quinta de Paramos.

Um campeonato que tem tudo praticamente decidido, faltando saber, ainda, qual das equipas (Estrelas da Ponte de Anta ou Império de Anta) irá ser promovida ao escalão principal, quando apenas um ponto as separa na tabela classificativa, com vantagem para os Estrelas.

Uma decisão que só será conhecida após a última jornada, a 28 de maio. O Império recebe a AD Guetim e o Estrelas da Ponte de Anta joga em sua casa com o Cruzeiro de Silvalde.

Ascenderam já à 1.ª Divisão a Juventude da Estrada e o Desportivo da Ponte de Anta e foram despromovidos o GD Outeiros, GD Regresso e Rio Largo (último classificado).

No próximo domingo joga-se a final da Taça Associação, às 15h30 no Complexo Desportivo de Paramos, com o Novasemente GD e Quinta de Paramos a disputarem a conquista do troféu. Duas equipas que, curiosamente, estão ‘encostadas’ na tabela classificativa do principal escalão, separadas por, apenas, dois pontos.

Recorde-se que na quarta jornada, no primeiro encontro entre estas duas equipas a 6 de novembro de 2021, registou-se um empate (1-1) com golos de Tiago Guedes e de Eduardo Oliveira e no jogo da segunda volta, a Quinta de Paramos bateu os antenses por 2-1, a 26 de março passado, com os tentos apontados por João Graça e Eduardo Oliveira e por Rúben Oliveira.

De relembrar que o Novasemente GD eliminou os Morgados de Paramos (2-0) a 23 de outubro de 2021, o Cruzeiro de Silvalde (5-0) a 5 de dezembro de 2021, os Águias de Paramos (3-2) a 19 de fevereiro de 2022 e o Cantinho da Ramboia (6-5, na marcação de grandes penalidades, com 2-2 no final do tempo regulamentar) a 9 de abril passado.

A Quinta de Paramos que esteve isenta na primeira eliminatória, deixou para trás o GD Regresso (4-1 nas grandes penalidades e 0-0 no fim do tempo regulamentar) a 5 de dezembro do ano passado, os Leões Bairristas (4-1) a 20 de fevereiro e a Associação de Esmojães (2-0) a 10 de abril último.