Município de Espinho reforça apoio aos bombeiros em cerca de 30 mil euros anuais

O presidente da Câmara, Miguel Reis e o presidente da AHBVCE assinaram a adenda ao protocolo de apoio financeiro (foto: DR)

O Município de Espinho irá reforçar em 29210 euros, passando de 507 mil euros para 536210 euros anuais, o montante que irá ser transferido para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho (AHBVCE). A adenda ao protocolo foi assinada ontem [21 de maio], pelo presidente da Câmara, Miguel Reis e pelo presidente daquela associação humanitária, Aires Poças, no decorrer da cerimónia de promoção de novos bombeiros e da posse de três novos adjuntos do comando.

Na sua intervenção, Miguel Reis realçou “a importância do serviço que os bombeiros prestam à população espinhense” e reconheceu “a qualidade desse serviço” acrescentando que “a autarquia tem confiado e continuará a confiar muitas das missões da proteção civil ao corpo de bombeiros”.

Miguel Reis afirmou que a adenda ao protocolo de reforço da verba atribuída aos bombeiros constitui “uma obrigação de garantir o adequado envelope financeiro para o trabalho que os bombeiros têm que desenvolver” e que “a relação existente merece todo o seu empenho”.

Por fim, o presidente da Câmara considerou a área da proteção civil “uma das prioridades deste executivo municipal”, sublinhando estarem a ser feitos “vários investimentos ao nível da restruturação dos recursos humanos do Serviço Municipal de Proteção Civil, assim como a aquisição de diversos equipamentos de comunicações e para o Centro de Coordenação Operacional Municipal”.

Por seu turno, o presidente da direção da AHBCE, Aires Poças realçou o “extraordinário relacionamento que este executivo municipal tem tido com a AHVCE” e agradeceu ao presidente da Câmara Municipal de Espinho “a decisão de revisão do protocolo”, garantindo que esta associação “tem os melhores bombeiros do país” e que tudo fará para “continuar a prestar um exemplar serviço à população”.

Finalmente, o comandante Pedro Louro considerou ter-se dado “um passo firme na continuidade e sustentabilidade da vida” daquele corpo de bombeiros “através das promoções na carreira, do reforço do quadro de comando e do reforço do financiamento da atividade”.

Pedro Louro referiu que o protocolo de financiamento e a adenda assinada “deixa claro o apoio que o Município de Espinho pretende garantir aos bombeiros”, e que “assenta exatamente no modelo que o Tribunal de Contas e a Liga dos Bombeiros Portugueses vêm agora defender para o país”. “É um instrumento que assegura o financiamento de um modelo de organização operacional e logístico de alto desempenho, centrado nos recursos humanos e no serviço prestado, que se traduz em ações concretas de proteção e socorro à população espinhense”, acrescentou o comandante.

A cerimónia ficou marcada pela promoção na carreira de oito bombeiros, quatro à categoria de bombeiro de segunda e quatro à categoria de subchefe, como uma forma de reconhecimento do mérito, dos anos de serviço e do percurso formativo de cada um deles.

Também nesta cerimónia foram empossados no cargo os três novos Adjuntos de Comando – Diogo Francisco, José Vieira e Ricardo Oliveira.

Entretanto, cessou funções naquele corpo de bombeiros o Oficial Bombeiro Principal Pedro Dias, anteriormente adjunto do comando, após 12 anos de serviço que abraça, agora, uma nova carreira profissional.