Silvalde: Alunos da Cerciespinho recolhem lixo junto à praia no Bairro Piscatório

Foto: DE

Os alunos do Lar Residencial da Cerciespinho, em colaboração com a Junta de Freguesia de Silvalde e da Cooperativa Nascente estiveram hoje [25 de maio], ao início da tarde, na zona da praia, no Bairro Piscatório, numa iniciativa de sensibilização e de recolha de lixo.

O grupo, com oito alunos, acompanhado pelas professoras Fátima Milheiro e Hermínia Lima, colocou vários cartazes, com algumas mensagens, de forma a sensibilizar a população local para a não colocação de lixo na via pública e, em particular, no areal.

“Trata-se de um trabalho de sensibilização com a recolha de lixo nas praias e a arrancar os chorões, uma planta invasora da nossa costa”, explicou a responsável da CerciEspinho pela iniciativa, Fátima Milheiro que prometeu repetí-la já em junho e julho próximos. “É uma atividade mensal que traz grande entusiasmo aos nossos alunos”, sublinhou aquela professora da CerciEspinho.

A Junta de Freguesia de Silvalde apoia esta iniciativa fornecendo o necessário material e procede, posteriormente, à recolha dos sacos de lixo.

“É uma forte ação de sensibilização e que envolve um conjunto de sinergias – Cerciespinho, Nascente e Junta de Freguesia”, afirmou o autarca silvaldense, José Carlos Teixeira, acrescentando que se trata de uma zona que pretende “ver mais asseada”. “Desta forma, estes alunos acabam por transmitir uma clara mensagem às pessoas que frequentam estes espaços”, acrescenta o presidente da Junta de Silvalde.

Segundo José Carlos Teixeira “há muita insensibilidade por parte de algumas pessoas ao deitarem todo o lixo para o chão, para a zona junto aos muros ou nas imediações do passadiço, apesar dos apelos sistemáticos que temos vindo a fazer”.

“De uma forma simples, estes alunos do Lar Residencial da Cerciespinho passam uma clara mensagem para que não se deposite o lixo no chão, de modo a que consigamos preservar o meio ambiente”, conclui o autarca de Silvalde.