Marta Oliveira: “As letras são muito mais profundas, íntimas e dão para conhecer o meu lado mais oculto”

Cantora de 37 anos considera Espinho como a sua casa (Foto: DR)

Depois de vários anos a cantar em bandas como The Acoustic Foudation, Marta Oliveira, de 37 anos, lança o seu primeiro projeto a solo: MARTA. O álbum, Montebello, retrata um período da sua história pessoal e experiência de vida com letras da sua autoria.

No sábado passado lançou o projeto MARTA. Em que consiste?
É o meu projeto a solo que já queria ter lançado há algum tempo, mas com a pandemia foi complicado. O álbum chama-se Montebello e é uma coisa mais íntima. A banda The Acoustic Foudation é um coletivo, é uma festa total em palco com coisas mais de estilo funk retro, ao passo que o MARTA é mais ligado ao soul e R&B. É uma fusão de vários estilos, mas neste projeto sou mesmo eu.

É o primeiro trabalho a solo?
Sim. Eu toco na mesma como banda, até porque são basicamente os mesmos elementos que integram os The Acoustic Foudation e este projeto, mas eu já queria há muito tempo apresentar-me a solo. Ter uma banda e fazer funk é muito divertido, é muito bom, mas estamos em coletivo. O facto de estar a solo liga-me mais à minha essência que nasceu no R&B, no Hip Hop e no soul. As letras são muito mais profundas, íntimas e dão para conhecer o meu lado mais oculto. Nós compusemos e gravamos o álbum antes da pandemia, mas tendo em conta a situação ficámos na dúvida se era a melhor altura para o lançar. Acabamos por decidir fazê-lo apenas agora numa fase mais calma.

Quais são as expectativas?
São boas, são altas. A festa de lançamento foi no Espaço Porto Cruz, em Gaia, com a vista sobre aquela cidade lindíssima. Correu bem. Tratou-se de um concerto um bocadinho diferente. Nós já tínhamos apresentado o projeto MARTA porque tivemos quatro concertos de apresentação em Braga, Lisboa, Coimbra e Porto. Fizemos estes concertos antes do álbum estar lançado porque, como já tínhamos as coisas todas prontas, quisemos apresentar alguma coisa ao público. Mas a festa de lançamento foi sábado e tivemos algumas surpresas.


Entrevista disponível, na íntegra, na edição de 26 de maio de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€