Anta irá ter uma nova unidade de saúde construída de raiz

Foto: Francisco Azevedo

A freguesia de Anta irá ter uma nova Unidade de Saúde, construída de raiz. O anúncio foi feito hoje [27 de maio] pelo presidente da Câmara Municipal de Espinho, Miguel Reis, na sessão solene do 29.º aniversário da elevação de Anta a vila. Uma unidade de saúde que irá ser edificada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A sessão solene das comemorações da elevação a vila, contou com a homenagem, a título póstumo, ao padre João de Deus, brindada com a presença das suas duas irmãs, Fernanda Jorge e Rosa Maria Jorge e do cunhado, Abílio Sá, que recebeu das mãos do autarca antense, Nuno Almeida o galardão daquela freguesia.

A autarquia de Anta/Guetim homenageou, ainda, os funcionários (António Pinho, Luís Mesquita, Fátima Pereira, Manuel Pereira, Fátima Magalhães, César Milheiro, Margarida Silva, Ana Mafalda e Pedro Pereira) que estiveram envolvidos no combate à pandemia e, ainda, os Magos FC Anta, que completou a 5 de maio último meio século.

No final da cerimónia foi servido um porto de honra aos convidados.

As comemorações da elevação de Anta a vila prolongam-se este sábado e no domingo. Amanhã, realiza-se uma sessão intitulada “Como Proteger o Seu Coração”, a partir das 9h30 no edifício da Jnta de Freguesia, em Anta e às 10h30 será feita a medição das tensões arteriais e rastreio auditivo aos interessados. Às 11h30 terá início uma caminhada denominada “Caminhe para uma vida mais saudável” e às 12h30 será servido um “lanche saudável”.

No domingo, às 10h00 será o hastear da bandeira no edifício da junta de freguesia e às 10h30 realiza-se uma exposição de carros antigos no Largo do Souto. Por fim, às 11h00 será celebrada uma eucaristia solene, na Igreja de Anta, com a participação da Tuna Musical de Anta, seguida de uma romagem ao cemitério.