Filme "Atlantis" de Valentyn Vasianovych

O FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema está de regresso já no próximo mês. De 20 a 27 de junho, o festival que destaca alguns dos melhores trabalhos do mundo do cinema vai realizar a sua 18ª edição, apostando numa “programação eclética em que a qualidade une participantes, convidados e público” no Centro Multimeios, no Casino Espinho e no espaço outdoor Village.

O festival deste ano, com relevância no cinema português e no ucraniano, tem em destaque o filme “Utama”, do boliviano Alejandro Loayza Grisi, grande vencedor do World Cinema Award no Festival de Sundance e de quatro prémios no Festival de Málaga. Segundo a organização do FEST, trata-se de “um retrato de um casal de idosos Quechua, do planalto boliviano, obrigado a confrontar uma seca catastrófica causada pelo degelo de um glaciar nos Andes” e “promete dar muito que falar com o seu inesquecível cruzamento entre a arte e a ecologia”.

A par deste, há ainda espaço para “A Piece of Sky” do suíço Michael Kosh, “Children of the Mist” da jovem cineasta Ha Le Diem, vencedor de três prémios no IDFA e Cinema du Réel, “Immaculate” dos romenos Monica Stan & George Chiper-Lillemark, mostrando uma visão claustrofóbica de uma rapariga encarcerada num centro de desintoxicação, “Noise of Engines” do canadiano Philippe Grégoire que revela desventuras de um jovem segurança alfandegário perpetuamente em conflito com a moral local e, por fim, a obra da cineasta argentina Agustina San Martín, “Matar a la Bestia”.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 26 de maio de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€