Foto: DR

A última Mobilidade do projeto Erasmus+ “Eco-Herit@ge Matters” aconteceu em Portugal (Espinho e Ovar), e trouxe 19 alunos e 9 professores dos quatro países estrangeiros envolvidos no projeto.

Entre 15 e 22 de maio, o Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida e o Agrupamento de Escolas de Ovar Sul receberam os seus parceiros da Croácia, Grécia, Itália e Roménia. A professora Marisa Rocha, coordenadora do projeto, contou com um forte apoio por parte da Câmara Municipal de Espinho, que se revelou incansável na ajuda prestada em toda a logística que um evento desta envergadura implica, contribuindo, nomeadamente, com transportes, lembranças, espaços, panfletos informativos, comida, entre outros.

O evento foi abrilhantado pela presença do presidente da Câmara, Miguel Reis, da vereadora da Educação, Maria Manuel Cruz, e de outros representantes da instituição, em várias ocasiões ao longo da semana.

A semana foi recheada de atividades e aventuras. Na receção, alunos vestidos de vareiros e varinas receberam a comitiva, oferecendo sorrisos e as típicas sardinhas (pendentes) que eles mesmos fizeram, bem como sacos com cadernos, lápis, e outros materiais necessários para o trabalho de toda a semana, além de algumas lembranças fornecidas pela Câmara Municipal de Espinho.

No auditório da escola, procedeu-se às apresentações dos parceiros, seguidas de troca de lembranças, apresentações das escolas pelos alunos visitantes, e dois momentos musicais e dançantes preparados pelos alunos Davi dos Passos (9º3) e Mónica Vieira (9º4).

Depois do coffee-break, oferecido pelos encarregados de educação portugueses, plantou-se um vaso multinacional com sementes dos vários países.

A seguir ao almoço na cantina da escola, realizou-se o peddy-paper “Discover Espinho”, preparado e orientado pela turma de Técnico de Desporto, do 11.º ano, e do seu professor / diretor de turma Hugo Pinto.

Ao longo da semana, foram sendo proporcionadas, aos visitantes, inúmeras oportunidades de conhecer a cultura, património, música, ecologia, tradições e gastronomia de Espinho, Ovar, Porto e Aveiro.

Os alunos, com idades entre os treze e os quinze, e os professores das seis escolas dos cinco países envolvidos no projeto, nacionais e estrangeiros, partilharam experiências inesquecíveis, durante toda a semana, comunicando sobretudo em língua Inglesa, num ambiente de total camaradagem e amizade.

O programa foi rico em atividades de interesse ecológico e cultural e o plano desenhado para a Mobilidade Portuguesa foi cumprido integralmente.

Para encerrar as atividades em grande, no final da semana, no Dia Europeu do Mar, o grupo usufruiu de uma aula de surf, pela escola Greencoast, em Espinho, fez uma visita guiada à Lagoa de Paramos, orientada pelo Investigador da Universidade de Aveiro, Eduardo Ferreira, explorou a flora das dunas da praia, com a professora Dalila Reis, em parceria com a Bandeira Azul, e procedeu à limpeza da praia e ao combate a infestantes: arranque de chorões e de acácias.

A noite terminou na Academia de Música com um excelente espetáculo pela Orquestra de Jazz de Espinho: Cantigas de Maio, com direção musical de Daniel Dias e Paulo Perfeito.

O dia de encerramento da semana e do projeto começou cedo, com trabalho multinacional na escola e reunião de coordenadores. No FACE, onde a comitiva se aliou às celebrações do Dia dos Museus, com a Ritmar e a Rusga de S. Pedro. Houve, ainda, vários momentos dançantes, orientados pela professora Sara Castro, onde alunos nacionais e estrangeiros participaram, e o jantar volante, preparado pelos encarregados de educação dos alunos envolvidos no projeto, também presentes. A festa foi encerrada no auditório do FACE, onde os presentes puderam assistir à apresentação do pequeno vídeo, em Stop Motion, criado na Workshop de Animação desenvolvida em Ovar, e orientada pelo professor João Católico, e aos últimos agradecimentos pelos coordenadores do projeto e pelos diretores dos Agrupamentos envolvidos, Ilídio Sá e Nuno Gomes.