Foto: Francisco Azevedo

O percussionista Pancho e os seus pares do projeto Roda do Som animaram Espinho, na tarde do último de maio, à beira-mar, cativando crianças e adultos para as primeiras experiências musicais. Ficou a promessa do grupo em prosseguir a iniciativa, contribuindo também para a promoção artística (e turística) da cidade.

Pancho (percussão), Rafael Gomes (saxofone), João Grácio Santos (teclado), Gonçalo Fidalgo (guitarra) e André Pinto Ferreira, (bateria), sob a direção musical de Geraldo Gomes (violoncelo) e animação de Carlos Batista (intérprete da personagem “Batista”) proporcionaram uma tarde de domingo musical e divertida a quem estava no passeio da beira-mar, junto à Praia da Baía.

“Eu e Geraldo, através do Projeto ‘Lab Dom Pancho’, queremos agradecer a participação do público e dos músicos na primeira Roda do Som feita para todo o tipo de audiência”, disse Andres Tarabbia, músico uruguaio radicado em Espinho e artisticamente conhecido por Pancho. “É muito gratificante ver várias gerações, desde miúdos a graúdos, participarem de uma forma descomprometida, alegre e bem participativa”.

“Esse é o intuito do Lab Dom Pancho”, acrescentou no rescaldo do evento. “Aproximar a comunidade espinhense e fazer a fusão das diferentes atividades de destaque na cidade, através da música e da representação”.

O último domingo de maio foi, assim, diferente para os espinhenses que passeavam na zona da esplanada e para os visitantes oriundos de concelhos periféricos. Quando a Roda do Som foi encetada o sol despontou, por momentos, num céu acinzentado. Indiferentes à brusca mudança do tempo com que na véspera se antecipara o verão, as crianças correram de alegria para a Roda do Som fornada com instrumentos. Pancho incentivou quem por ali parava a permanecer e a participar e apelou a quem por perto passeava a juntar-se à festa. O objetivo do evento não se limitava a cativar a pequenada, atraindo igualmente, num contexto familiar, os mais graúdos, independentemente dos escalões etários.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 02 de junho de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.