Foto: DR

Circulação vai fazer-se apenas pela faixa da direita entre o Largo de Ferreira Lapa e a Rua de Júlio Dinis.

A construção da nova linha rosa do Metro do Porto continua a ser motivo de alterações de circulação e a provocar congestionamentos.
Desde 26 de maio, quem circular na zona do Largo de Ferreira Lapa, nas traseiras do mercado Bom Sucesso, deve ter atenção, pois, segundo comunicado do Metro do Porto, “pelo período de um mês aproximadamente existirão condicionamentos”.

“A Linha Rosa vai mudar as zonas da Galiza e do Hospital de Santo António, servindo polos de saúde, ensino, cultura e artes, chegando, a walking distances, ao CMIN, ao Palácio de Cristal, a Miguel Bombarda e às Faculdades do Campo Alegre”

“Os trabalhos de construção da linha rosa do Metro do Porto implicarão desvios de redes e serviços afetados”, dá nota a empresa, explicando que, “posteriormente e pelo período previsto de dois anos, segue-se a execução do poço de ventilação”. Desta forma, a via esquerda da passagem inferior entre o Largo de Ferreira Lapa e a Rua de Júlio Dinis, no Bom Sucesso, vai estar interdita.
Como alternativa, de acordo com o Metro do Porto, a circulação vai fazer-se apenas pela faixa da direita, podendo depois divergir para a esquerda ou para a direita, normalmente.
A inauguração desta nova linha está prevista para 2024, altura em será feita a ligação entre São Bento e a Casa da Música passando, entre outros pontos da cidade, pelo Hospital Santo António e Galiza. A par com esta construção, está também a ser feito um prolongamento da linha amarela entre Santo Ovídio e Vila d’Este.
A nova linha rosa e a extensão da amarela têm um orçamento total de 407 milhões de euros.