Foto: Sara Ferreira

Abriu portas em 2017 como uma frutaria, mas a venda de sumos que fazia fila pelo quarteirão levou a que o conceito depressa mudasse para um bar, que hoje atrai espinhenses e turistas. António e Simão Silva, os irmãos que estão à frente do Go Healthy & Cocktail Bar, apostaram em Espinho de forma estratégica e o espaço na Rua 2 oferece um ambiente acolhedor aos clientes e as condições necessárias para que o negócio se mantenha na cidade por vários anos.

“Nós abrimos no verão de 2017, com o conceito de ser uma frutaria lá dentro, enquanto que as pessoas cá fora escolhiam a fruta que queriam e nós fazíamos um sumo natural”, explica Simão Silva, um dos proprietários do Go Healthy & Cocktail Bar. A mudança de conceito começou a ser pensada quando a fila para os sumos naturais chegava ao final do quarteirão. “Aí pensámos que seria boa ideia investir no espaço total para servir os sumos e também alguns snacks”, acrescenta Simão.

Uma candidatura a um projeto valeu cinco mil euros aos irmãos e permitiu que investissem em algo melhor do que “a máquina de 14 euros para fazer sumos, que existia inicialmente”. Mas foi só com uma nova candidatura, desta vez ao projeto “Investe Jovem”, que chegou a quantia monetária suficiente para que António e Simão conseguissem adquirir maquinaria profissional e renovar o espaço. Foi mesmo através desta renovação que surgiram novas ideias para o negócio. “Os fornecedores começaram a dizer-nos que fazia ali falta uma máquina de finos, porque nós fazíamos bons snacks e o negócio começou a crescer assim”, confessa o proprietário, explicando a origem do nome Go Healthy & Cocktail Bar.

O que cresceu também foi o ramo da comida dentro do estabelecimento. Com a família já conhecedora da área da restauração e com ambos os irmãos a saberem cozinhar desde os oito anos, aliar as refeições aos sumos foi algo que pareceu natural. Assim, “a última remodelação já foi pensada para que os clientes pudessem passar bons períodos de tempo aqui”, explica Simão. “Queremos que o cliente venha de manhã e se sinta confortável para passar aqui o dia todo, se assim o desejar. Tomar o pequeno-almoço, ouvir uma música à tarde e ter o ambiente da noite”.

E foi numa noite em especial que António e Simão perceberam que “a aposta no espaço tinha funcionado”. “No dia em que a Ludmilla veio a Espinho, nós servimos sem exagero mil pessoas. Acabámos com o stock todo que tínhamos e percebemos que isto podia ter pernas para andar. Então, todo o dinheiro que ganhámos nesse verão foi reinvestido no espaço, não tirámos nada para nós”, confessa um dos irmãos.

Artigo completo na edição de 2 de junho de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.