Paramos: Bombeiros encontram invólucro de marcador de fumos na praia

Foto: DR

Os Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho encontraram hoje [6 de junho] um invólucro de um marcador (sinalizador de fumo), utilizado nas buscas e salvamentos, na areia, a sul do esporão da ETAR.

Foto: DR

O referido invólucro foi encontrado cerca das 13 horas, pela equipa do Dispositivo de Salvamento Aquático na praia, em Paramos, entre aquele esporão e a Lagoa de Paramos, durante uma das patrulhas de vigilância das praias.

O sinalizador é usado, pelas forças de socorro marítimo, na localização de náufragos, sendo largado no mar, muitas das vezes em exercícios com a Força Aérea Portuguesa, na busca e salvamento, com helicópteros.

Estes invólucros acabam por ficar depositados no fundo do mar. No entanto, alguns poderão ser levados pelas correntes marítimas e chegam ao areal das praias, sobretudo naquela zona, mais próxima de Cortegaça onde são efetuados alguns dos exercícios.

No local, além dos Bombeiros do Concelho de Espinho, esteve uma equipa da Polícia Marítima da Capitania do Porto do Douro, que recolheu o referido objeto, transportando-o numa caixa própria e em segurança para o Aeródromo de Manobra N.º 1 (Base de Maceda).

Recorde-se que o preposicionamento do Dispositivo de Salvamento Aquático (DSA) dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho foi ativado no passado dia 4 (sábado) e que irá manter-se até 30 de setembro, com um operador em terra, um operador de mota de água e um operador nadador-salvador.