(Foto: Bruno Caprichoso)

A 16 de junho celebra-se o 49.º aniversário da elevação de Espinho a cidade. Tal como é habitual, vai realizar-se, pelas 11 horas, uma sessão solene, no Centro Multimeios, mas os festejos começam já na noite anterior.

Para celebrar a data, a Câmara Municipal organizou um programa comemorativo que se prolonga ao longo de cinco dias. Na noite de 15 de junho, o Orfeão de Espinho vai brindar os espinhenses com um concerto comemorativo. O momento está marcado para as 21h30 e vai ter lugar na Igreja Matriz.

No dia de feriado, de forma a aproveitar a data festiva, vai realizar-se, pelas 10 horas, a abertura oficial da Piscina Solário Atlântico, esta que é uma das infraestruturas mais aguardadas pela população durante o verão. Quinze minutos depois, já na Câmara Municipal, será hasteada a bandeira, dando cumprimento à tradição.

Durante a tarde de 16 de junho, a celebração prossegue com um desfile e uma atuação do grupo “O Mar É Nosso” no final da Rua 19, junto às escadas da Praia da Baía. Pelas 17 horas, no Largo do Rio Largo, será inaugurada a estátua de São João.

Para a sexta-feira de 17 de junho, a Câmara Municipal decidiu apostar na abertura do Festival Internacional de Música de Espinho (FIME), que terá o seu concerto inaugural às 22 horas na Praça Progresso. A 18 de junho, o dia vai ser dedicado ao surf, uma vez que se comemora o Dia Internacional da Modalidade.

Por fim, no domingo de 19 de junho, vai decorrer o espetáculo “Palaphita” da Companhia PIA, integrado no programa “Somos Património – Programação Cultura em Rede”. O momento está agendado para as 19 horas na esplanada da Praia da Baía.