Estacionamento caótico na mira das autoridades

Foto: Francisco Azevedo

O estacionamento na baixa espinhense, na zona do RECAFE, é verdadeiramente caótico aos fins de semana e durante a noite. Os condutores estacionam as viaturas automóveis nos locais mais inacreditáveis, aproveitando as várias aberturas existentes. A Polícia e o Município reconhecem o problema e apelam ao bom-senso dos automobilistas. A PSP promete intensificar as ações de fiscalização acreditando que só o estacionamento subterrâneo poderá vir a resolver, definitivamente, a situação.

O problema está a agravar-se de dia para dia, à medida que a obra à superfície vai estando pronta. Nas áreas exclusivamente pedonais, os automobilistas insistem em aparcar os seus automóveis de forma desordenada e irregular. São às centenas, sobretudo aos fins de semana e à noite, antecipando-se o caos com o início da época balnear e com a chegada do verão.

“A zona está cheia de automóveis estacionados em áreas que não são apropriadas”, conta à Defesa de Espinho um comerciante que pediu anonimato porque tem “um negócio aberto”.

“Penso que isto será fruto, essencialmente, da falta de locais adequados para as pessoas estacionarem os seus carros”, acrescentou a mesma fonte, sublinhando que “a situação vem complicar, ainda mais, os negócios dos comerciantes, porque os clientes não estão dispostos a deixar os seus automóveis muito longe”, dá nota este comerciante.

“Ultimamente tem sido uma confusão tremenda”, relata o taxista ‘Neca dos táxis’, que tem 82 anos e já exerce a profissão há 65. “Chamamos a Polícia e levantam os autos, mas as pessoas insistem em deixar os carros estacionados em cima da zona pedonal e, até, nos lugares reservados aos táxis”, acrescenta.

Notícia disponível, na íntegra, na edição de 9 de junho de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.