Deputados do PSD questionam ministra sobre reabertura do SAP do Hospital de Espinho

Foto: Francisco Azevedo/Arquivo

O deputado do Partido Social Democrata (PSD), Pinto Moreira, levou o tema da Urgência do hospital de Espinho à Assembleia da República, com algumas questões dirigidas ao Governo, nomeadamente à ministra da Saúde.

Os deputados social-democratas, por intermédio de Pinto Moreira, quiseram saber para “quando está prevista a reabertura do SAP (Serviço de Atendimento Permanente) da Unidade 3 (Espinho), no cumprimento das resoluções da Assembleia da República, e de forma a capitalizar a utilização de meios já existentes e a aliviar a pressão sobre unidades complementares, nomeadamente, a Unidade de Vila Nova de Gaia”.

Aqueles deputados perguntaram, também, se “está previsto o reforço das especialidades de consultas externas na Unidade 3 (Espinho), com vista a permitir que mais utentes não tenham de recorrer à prestação de cuidados de saúde em unidades complementares, que implicam deslocações onerosas para os próprios” e “quando está prevista a reabertura da Unidade de Medicina Interna de Espinho, que se encontra atualmente encerrada”.

Na sua intervenção, Pinto Moreira recordou que “em 2007, o Hospital Nossa Senhora D’Ajuda de Espinho foi integrado no Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E), onde hoje é a sua Unidade 3, tendo sido de imediato encerrado o SAP que servia a população espinhense”.

O deputado social-democrata lembrou que, “desde então, os espinhenses são obrigados a recorrer aos Serviços de Urgência (SU) na Unidade 1, localizados em Vila Nova de Gaia, o que tem sobrecarregado desnecessariamente este serviço. Tal situação prejudica os espinhenses, na medida em que têm de se deslocar a Vila Nova de Gaia e suportar os custos dessa deslocação, quando as instalações do SAP da Unidade de Espinho dispõem dos recursos físicos e de diagnóstico para poder atender pequenas urgências e aliviar a pressão sobre a unidade de Vila Nova de Gaia”.

Notícia disponível, na íntegra, na edição de 9 de junho de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.