Foto: DR

Yolanda Rienderhoff e Domingos Ferreira são dois dos praticantes de natação de águas abertas do Sporting Clube de Espinho. Recentemente, ambos se sagraram vice campeões nacionais e a Defesa de Espinho foi procurar saber mais sobre esta modalidade que já colocou a cidade no mapa pelos resultados obtidos pelos atletas.

O Sporting Clube de Espinho tem uma secção de natação bem diversificada e uma das vertentes é a prática da modalidade em águas abertas. Este desporto consiste na “natação fora da piscina, seja no mar, no rio ou numa albufeira”, explica Domingos Ferreira, um dos atletas desta secção do clube. “Dentro da competição há várias distâncias, com provas dos 1500 aos 10 000 metros. Há um percurso sinalizado com bóias e nós temos de o fazer no menor tempo possível”.

A natação de águas abertas reune muitos participantes, pela dimensão das provas e dos locais onde estas são realizadas. Mas não se engane. “Apesar de estar reunida muita gente e de existirem momentos de convívio, é uma modalidade muito competitiva”.

A praticar este tipo de natação há vários anos, Domingos Ferreira considera que “isto já é muito velho” para ele. “Já faço natação de águas abertas há muitos anos, inclusivé quando estive a morar no estrangeiro durante um largo período de tempo”, revela, acrescentando que, quando chegou a Espinho, “foi quase automático fazer parte da equipa do clube tigre e praticar esta modalidade aqui”.

Natural da Holanda, mas a viver em Espinho, foi na natação de águas abertas que encontrou semelhanças e sentimentos que levam Yolanda Rienderhoff de volta à infância. A atleta confidencia que passava muito do seu tempo como criança “a nadar nos rios e mares da Holanda”. Mas a competição só chegou quando Espinho se tornou a sua casa. “O António Canelas viu-me a nadar e achou que eu tinha jeito”, graceja. “Então convidou-me a juntar-me à equipa de natação de águas abertas do Sporting Clube de Espinho e foi isso que acabei por fazer”, conta. “Penso que foi uma decisão acertada”.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 16 de Junho de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€